Site Corsan

Regulação

Regulação e agentes reguladores

Os serviços públicos de saneamento prestados pela Corsan são regulados por 5 agências, que realizam regulação técnica (fiscalizações, metas e compromissos contratualizados) e econômico-financeira (regime tarifário, reajustes, revisões, equilíbrio da prestação, modicidade tarifária, custos eficientes e investimentos) nos 317 municípios atendidos pela Corsan.

Nossa região de atendimento está sob a jurisdição das seguintes agências, listadas por ordem decrescente de relevância no faturamento da Corsan:

AGERGS – Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul
AGESAN-RS – Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul
AGER – Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais de Erechim
AGERST – Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Santa Cruz

Modelo tarifário

Os serviços prestados são remunerados sob a forma de tarifas, que são diferenciadas por categorias de clientes (social, residencial, público, industrial e comercial). Com o objetivo de estimular o uso racional da água, praticamos uma tarifa de consumo composta por parcelas variável (água/esgoto) e fixa (serviço básico).

Parcela variável: cobre os gastos com insumos para produção, tratamento e distribuição da água, coleta e tratamento do esgoto.

Parcela fixa: garante o equilíbrio econômico financeiro da prestação dos serviços, cobrindo os custos de operação dos sistemas, manutenção da infraestrutura, administração e gestão.

>>> Para informações detalhadas sobre a composição tarifária, consulte www.corsan.com.br/sistematarifario.