Site Corsan

Rating

RATING Agência Classificação Última Revisão
Corporativo Fitch AA (bra) 18 de julho de 2023
Perspectiva Estável
4ª Emissão de Debêntures Fitch AA (bra) 18 de julho de 2023
5ª Emissão de Debêntures Fitch AA (bra) 21 de novembro de 2023

Fitch Remove Observação Positiva e Eleva Ratings da Corsan Para ‘AA(bra)’; Perspectiva Estável

Brazil

Tue 11 Jul, 2023 – 16:23 ET

Fitch Ratings – Rio de Janeiro – 11 Jul 2023: A Fitch Ratings removeu a Observação Positiva e elevou para ‘AA(bra)’, de ‘AA-(bra)’, o Rating Nacional de Longo Prazo da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e de sua quarta emissão de debêntures quirografárias. Ao mesmo tempo, a agência atribuiu Perspectiva Estável ao rating corporativo.

A elevação do rating reflete a conclusão da alienação de ações da Corsan pelo Estado do Rio Grande do Sul, correspondentes a 99,5% de seu capital social, para o consórcio Aegea, formado pela Aegea Saneamento e Participações S.A. (Aegea), pela Perfin Investimentos e pela Kinea Investimentos, por BRL4,1 bilhões. Com isso, o rating da Corsan passou a ser equalizado ao da Aegea (Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA(bra)’/Perspectiva Estável), com base na Metodologia de Vínculo Entre Ratings de Controladoras e Subsidiárias. No entender da Fitch, a Aegea tem incentivos legais e estratégicos médios, além de fortes incentivos operacionais, para prover suporte à Corsan, caso necessário.

Os ratings da Aegea se baseiam em números consolidados, que refletem a sua forte posição de negócios no setor brasileiro de saneamento, o qual apresenta baixos riscos. A Aegea deve manter alavancagem líquida moderada e liquidez adequada nos próximos três anos, sustentada por sólida geração de fluxo de caixa e amplo acesso ao mercado de dívida. Isto é importante, à medida que a companhia implementa sua estratégia agressiva de crescimento inorgânico.

Em bases individuais, a Corsan deverá aumentar significativamente sua geração operacional de caixa, a partir de ganhos de eficiência, com margens de EBITDA próximas a 60% em cerca de cinco anos. Com isso, os indicadores financeiros da companhia devem permanecer conservadores, apesar da expectativa de fluxos de caixa livre (FCFs) negativos em virtude do substancial aumento dos investimentos necessários para ampliar a cobertura dos serviços prestados.

PRINCIPAIS FUNDAMENTOS DO RATING

Equalização dos Ratings: A Aegea apresenta perfil de crédito mais forte que o da Corsan e provavelmente lhe prestaria suporte em caso de necessidade, o que justifica a equalização dos ratings das companhias após concluída a aquisição. A Aegea possui dívidas substanciais com cláusulas de inadimplência cruzada com subsidiárias relevantes, o que resulta em médio incentivo legal ao suporte, apesar da expectativa de que a empresa não prestará garantias a dívidas da Corsan. Considerando os incentivos estratégicos e operacionais, a empresa do Rio Grande do Sul será a maior subsidiária da Aegea consolidada em suas demonstrações financeiras, com elevado potencial para aumentar o EBITDA do grupo em torno de 33% em 2025. Além disto, deve seguir decisões de gestão integradas.

Ganhos de Eficiência Operacional: No entender da Fitch, a geração operacional de caixa da Corsan, como empresa de controle privado, se beneficiará do positivo histórico de aquisições da Aegea e de maior flexibilidade para gerenciar os seus gastos. A margem de EBITDA da Corsan deve aumentar ao longo dos próximos cinco anos, aproximando-se de 60%, dependendo da velocidade de implementação das estratégias por parte da Aegea. No cenário-base do rating, a trajetória da margem estimada é de 29% em 2023, 35% em 2024 e 42% em 2025. A Fitch considerou EBITDA de BRL1,2 bilhão em 2023 e de BRL1,5 bilhão em 2024.

Desafio de Ampliar Investimentos: A Corsan tem como desafio executar maiores investimentos para ampliar a reduzida cobertura da coleta de esgoto em sua área de atuação. Conforme o novo marco regulatório do setor, a empresa terá de expandir a cobertura deste serviço de 21%, ao final de março de 2023, para 90% em 2033. A Fitch incorporou às suas projeções o fato de que a privatização trará maior velocidade e eficiência para a realização de investimentos. O cenário-base do rating considera investimentos de BRL900 milhões em 2023 e de cerca de BRL1,5 bilhão por ano de 2024 a 2026, que devem pressionar o FCF, estimado em cerca de BRL450 milhões médios negativos por ano, neste período.

Alavancagem Conservadora: A alavancagem financeira da Corsan, em base individual, deve permanecer conservadora nos próximos anos, com a relação dívida líquida/EBITDA próxima a 0,5 vez em 2023 e a 1,0 vez no triênio seguinte, apesar da expectativa de FCFs negativos. Ao final de março de 2023, a companhia reportou índices de dívida total/EBITDA e dívida líquida/EBITDA, em bases ajustadas segundo critérios da agência, de 1,1 vez e de 0,3 vez, respectivamente.

SENSIBILIDADE DOS RATINGS

Aegea:

Fatores Que Podem, Individual ou Coletivamente, Levar a Uma Ação de Rating Positiva/Elevação:

— Índice dívida líquida consolidada/EBITDA abaixo de 3,0 vezes, por um período prolongado, e manutenção de perfil de liquidez adequado;

— Uma elevação do IDR em Moeda Estrangeira é improvável, tendo em vista o ambiente operacional do Brasil.

Fatores Que Podem, Individual ou Coletivamente, Levar a Uma Ação de Rating Negativa/Rebaixamento:

— Percepção, pela Fitch, de necessidade de aportes adicionais de recursos relevantes no âmbito das subsidiárias;

— Deterioração do perfil de liquidez da empresa, em bases consolidada e individual, e/ou flexibilidade financeira mais fraca;

— Alavancagem líquida consolidada tendendo a mais de 4,0 vezes, de forma continua.

Corsan:

Fatores Que Podem, Individual ou Coletivamente, Levar a Uma Ação de Rating Positiva/Elevação:

— Elevação do rating da Aegea.

Fatores Que Podem, Individual ou Coletivamente, Levar a Uma Ação de Rating Negativa/Rebaixamento:

— Rebaixamento do rating da Aegea;

— Enfraquecimento dos incentivos legais, operacionais e estratégicos entre a Corsan e a Aegea.

PRINCIPAIS PREMISSAS

As principais premissas da Fitch no cenário de rating do emissor incluem:

— Volume faturado de água com crescimento anual médio de 1,4%;

— Volume faturado de esgoto com crescimento anual médio de 15%;

— Reajustes tarifários em linha com a inflação projetada pela Fitch.

RESUMO DA ANÁLISE

O rating da Aegea está dois graus abaixo do da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp, Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’/Perspectiva Estável), que apresenta menor alavancagem e geração de caixa mais previsível, proveniente de seu mecanismo tarifário recentemente estabelecido. Por outro lado, a Aegea possui uma carteira de concessões mais diversificada geograficamente, o que resulta em menores riscos operacionais e regulatórios. A Aegea e a Sabesp possuem fortes margens de EBITDA. A segunda apresenta maior risco político, por ser estatal, mas é a maior concessionária de água e esgoto do país e se beneficia de economias de escala.

O rating da Aegea é superior ao da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece, Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA-(bra)’/Perspectiva Negativa) e ao da Saneamento de Goiás S.A. (Saneago, Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA-(bra)’/Perspectiva Estável), devido ao seu maior acesso ao mercado de dívida e de capitais, à maior diversificação geográfica das atividades e à eficiência de suas principais operações.

RATINGS PÚBLICOS COM VÍNCULO DE CRÉDITO A OUTRAS CLASSIFICAÇÕES

Os ratings da Corsan estão vinculados aos da Aegea Saneamento e Participações S.A..

Resumo dos Ajustes das Demonstrações Financeiras

— Exclusão da receita e dos custos de construção;

— Depósitos bancários vinculados à execução de investimentos não foram considerados caixa;

— No cálculo do EBITDA não foram consideradas outras receitas/despesas operacionais.

LIQUIDEZ E ESTRUTURA DA DÍVIDA

Maior Flexibilidade Financeira: A Fitch acredita que a Corsan aumentará sua flexibilidade financeira, apoiada no amplo acesso a fontes de financiamento da Aegea. Este é um fator-chave para que a empresa financie seus elevados investimentos programados. A Aegea se beneficia do acesso comprovado ao mercado de dívida, o que é importante para sustentar os significativos investimentos planejados e os aportes necessários nas subsidiárias. A empresa precisa financiar continuamente sua geração de FCF negativo e administrar suas necessidades de refinanciamento de dívida.

A Corsan tem mantido robusta liquidez e possuía, ao final de março de 2023, recebíveis livres, que correspondiam a aproximadamente 85% de seu faturamento. Estes poderão ser utilizados como garantias em futuras emissões. No mesmo período, a dívida total, de BRL1,1 bilhão, consistia, principalmente, de BRL628 milhões em debêntures, BRL215 milhões em financiamentos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e BRL212 milhões junto à Caixa Econômica Federal (Caixa). Na mesma data, caixa e aplicações financeiras somavam BRL808 milhões, frente à dívida de curto prazo de BRL137 milhões.

PERFIL DO EMISSOR

A Corsan é uma concessionária que presta serviços de fornecimento de água tratada e de coleta e tratamento de esgoto a 317 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, atendendo a mais de seis milhões de pessoas. A aquisição da Corsan pela Aegea foi efetivada por meio da Saneamento Consultoria S.A. (Sanco) e da Parsan S.A. (Parsan), nas quais a Aegea detém participação de 75% e 50%, respectivamente, do capital social votante. Com a aquisição, a Aegea amplia a sua atuação para 489 municípios em 13 estados do país, atendendo a mais de 30 milhões de pessoas.

INFORMAÇÕES REGULATÓRIAS:

A presente publicação é um relatório de classificação de risco de crédito, para fins de atendimento ao artigo 16 da Resolução CVM nº 9/20.

As informações utilizadas nesta análise são provenientes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

A Fitch adota todas as medidas necessárias para que as informações utilizadas na classificação de risco de crédito sejam suficientes e provenientes de fontes confiáveis, incluindo, quando apropriado, fontes de terceiros. No entanto, a Fitch não realiza serviços de auditoria e não pode realizar, em todos os casos, verificação ou confirmação independente das informações recebidas.

Histórico dos Ratings:

Corsan

Data na qual a classificação em escala nacional foi emitida pela primeira vez: 2 de dezembro de 2020.

Data na qual a classificação em escala nacional foi atualizada pela última vez: 30 de junho de 2023.

A classificação de risco foi comunicada à entidade avaliada ou a partes a ela relacionadas, e o rating atribuído não foi alterado em virtude desta comunicação.

Os ratings atribuídos pela Fitch são revisados, pelo menos, anualmente.

A Fitch publica a lista de conflitos de interesse reais e potenciais no Anexo X do Formulário de Referência, disponível em www.fitchratings.com/brasil

Para informações sobre possíveis alterações na classificação de risco de crédito veja o item: Sensibilidade dos Ratings.

Informações adicionais estão disponíveis em ‘www.fitchratings.com‘ e em ‘www.fitchratings.com/site/brasil‘.

A Fitch Ratings Brasil Ltda., ou partes a ela relacionadas, pode ter fornecido outros serviços à entidade classificada no período de 12 meses que antecede esta ação de rating de crédito. A lista de outros serviços prestados às entidades classificadas está disponível em https://www.fitchratings.com/pt/region/brazil/exigencias-regulatorias/outros-servicos. A prestação deste serviço não configura, em nossa opinião, conflito de interesses em face da classificação de risco de crédito.

A Fitch Ratings foi paga para determinar cada rating de crédito listado neste relatório de classificação de risco de crédito pelo devedor ou emissor classificado, por uma parte relacionada que não seja o devedor ou o emissor classificado, pelo patrocinador (“sponsor”), subscritor (“underwriter”), ou o depositante do instrumento, título ou valor mobiliário que está sendo avaliado.

Metodologia Aplicada e Pesquisa Relacionada:

— Metodologia de Ratings Corporativos (28 de outubro de 2022);

— Metodologia de Ratings em Escala Nacional (22 de dezembro de 2020);

— Metodologia de Vínculo Entre Ratings de Controladoras e Subsidiárias (16 de junho de 2023).

Informações adicionais estão disponíveis em www.fitchratings.com