Site Corsan

Diferenciais competitivos

1. Estabilidade e previsibilidade

Prestamos um serviço básico essencial e atuamos em um setor monopolista regulado, o que permite grande previsibilidade de demanda e receita. Soma-se a isso uma base de clientes pulverizada, majoritariamente residencial e com baixo índice de inadimplência.

Da perspectiva regulatória, nossa carteira de contratos se destaca pela diversificação e pelo longo prazo de duração, com vencimento médio ponderado de 29,7 anos (em 31.12.2021). A dependência de municípios individuais também é relativamente baixa. Tomados em conjunto, nossos 10 maiores contratos se limitaram a 33,6% do faturamento da Companhia em 2021, o que limita o impacto financeiro na hipótese de rompimentos contratuais.

2. Regulação alinhada às melhores práticas

Os reajustes tarifários determinados pelas agências reguladoras vêm sendo suficientes para remunerar adequadamente nossas despesas operacionais e de capital, com atualizações acima da inflação oficial (IPCA) sendo determinadas pelas agências reguladoras mais representativas.

Leia mais sobre regulação aqui.

3. Potencial de crescimento

Há boas razões para se projetar um crescimento de receita sustentável a longo prazo. Isso porque a expansão da rede e dos serviços de tratamento de esgoto, nosso grande objetivo para a próxima década, tem impacto positivo direto na receita da Corsan.

Com 57 anos de expertise em saneamento, estamos prontos para executar um plano audacioso de investimentos e realizar as metas de universalização dos serviços, de forma a cumprir com o Novo Marco Legal do Saneamento e criar valor para o negócio.

4. Contribuições para o desenvolvimento sustentável

As atividades da Corsan contribuem diretamente para o ODS 6 (Água Potável e Saneamento), e indiretamente para os demais 16 objetivos – desde Saúde e Bem-Estar (ODS 3) até Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12), passando pela Redução das Desigualdades (ODS 10). Nosso principal objetivo até 2033 será universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto, o que nos permitirá retornar ao meio-ambiente uma água de qualidade superior àquela que captamos diretamente dos mananciais.

No contexto de transformações que atravessamos, temos sido reconhecidos por nossa contribuição para a agenda ESG, e pela inserção nos mercados de títulos verdes. O empréstimo assinado em 2021 com a International Finance Corporation (IFC) inclui metas audaciosas de redução e perdas de água e monitoramento das emissões de gases de efeito estufa. Não menos importante, nossa 4ª Emissão de Debêntures foi classificada como “Título Sustentável” (SITAWI), e recebeu o prêmio 2021 Project & Infrastructure Finance da LatinFinance (categoria Água e Saneamento).

5. Aprimoramento da governança

Estamos preparando nossa estrutura de Governança Corporativa para alinhá-la às melhores práticas existentes no mercado e às regras exigidas pelo segmento de listagem “Novo Mercado” da B3 .

Em 2021, contamos com 4 membros independentes no Conselho de Administração da Companhia, o que representa 44% dos assentos.

6. Construção de uma cultura de integridade

A ética e a transparência fazem parte dos valores corporativos da Corsan. O programa de integridade Corsan Íntegra, lançado em 2021, objetiva atrair colaboradores da empresa para uma cultura positiva de zelo pelo cumprimento de leis, regulamentações e instrumentos organizacionais. Entre as principais medidas do Corsan Íntegra está o Canal de Denúncias Independente, que atua de forma autônoma para recepcionar denúncias e acionar as instâncias de governança responsáveis.

7. Finanças robustas

Em 2021, a Fitch Ratings reafirmou o rating “AA-(bra)” tanto para a Corsan como para a sua quarta emissão de debêntures quirografárias. A perspectiva do rating corporativo é “estável”. Em seu relatório, a Fitch ressalta o baixo risco de negócios do setor de saneamento básico, com demanda resiliente. Também aponta que a Corsan mantém relevante posição nos municípios onde opera, em sua maioria sob contratos de longo prazo, o que assegura geração operacional de caixa recorrente.