Site Corsan

Visão Geral

Vocação ESG

Entendemos que nosso negócio é indissociável das externalidades que produzimos na sociedade e no meio-ambiente. O saneamento impacta diretamente a vida das pessoas, e é por isso que as ações da Corsan interessam tanto à sociedade.

 Saneamento é mais saúde e dignidade para as pessoas

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cada R$ 1 investido em saneamento reverte em uma economia de R$ 4 em saúde. As externalidades positivas extrapolam muito o contexto local – aumento da frequência escolar, menor risco de alagamentos, mais empregos e crescimento econômico.

Saneamento é proteger o planeta

Mananciais são tão fundamentais para a vida no seu entorno, quanto para o equilíbrio natural em escala global. Além de fornecer abrigo e alimento para um sem-número de espécies, os corpos d’água podem funcionar como capturadores de carbono (ou, se poluídos, como emissores).

Saneamento é segurança hídrica

Com a poluição dos mananciais, somos obrigados a buscar água limpa em locais distantes e a competir com outras finalidades de uso da água, como a geração elétrica e a irrigação. Melhorar a eficiência de uso da água tem impactos diretos e indiretos sobre toda a economia.

Quer saber mais sobre a relação da Corsan com a Sustentabilidade?

Acesse aqui nosso Relatório de Administração e Sustentabilidade 2021.

Acesse aqui nossa Divulgação de Indicadores SASB 2021.

Sustentabilidade no planejar e no agir

Plano Estadual de Saneamento – Planesan: como concessionária dos serviços de água e esgoto na maioria dos municípios gaúchos, presente nas 25 bacias hidrográficas e executora das políticas de saneamento do estado há mais de 50 anos, a Corsan tem sido especialmente atuante na elaboração da nova política do RS para o saneamento, cuja expressão final será o Planesan.

O instrumento, que conterá as diretrizes, estratégias e ações em saneamento básico para os próximos anos, tem o olhar voltado para a promoção da saúde pública, a qualidade de vida e a sustentabilidade no manejo dos recursos naturais.

Comitês de Bacias: a Corsan possui representação direta nos 25 Comitês de Bacias Hidrográficas do RS, fóruns onde são discutidas as questões de gestão da água, como conflitos pelo uso, enquadramento dos recursos hídricos, monitoramento hidrológico, cobrança pela utilização do recurso, gestão de eventos extremos (secas e estiagem), temas de reconhecida importância não apenas para a Companhia, mas para a sociedade em geral.

Licenciamento Ambiental: a Corsan chegou ao final de 2020 tendo sob sua gestão 116 licenças de instalação e 206 licenças de operação vigentes. Ao longo do ano, foram obtidas 74 licenças envolvendo tanto a operação de sistemas quanto a expansão e a implantação. A Companhia atua ainda na supervisão da regularidade ambiental de 112 obras em andamento.

Pagamento por Serviços Ambientais: em 2020 a Corsan iniciou o projeto de Pagamento por Serviços Ambientais (PPSA), cujo objetivo é beneficiar locais estratégicos das bacias hidrográficas do RS, a montante dos pontos de captação, a fim de obter água de qualidade e maior disponibilidade hídrica. Essas ações são importantes frente ao cenário de estiagem que o estado vem enfrentando e, como ponto de partida, foi escolhida a sub-bacia do Arroio Castelhano, em Venâncio Aires, na Bacia Taquari-Antas para a implantação do projeto piloto.

O PPSA utiliza-se do princípio pagador-recebedor, segundo o qual interessados pagam a proprietários para recuperação e preservação ambiental em locais estratégicos, por meio de benefícios monetários e/ou não monetários. Além da recuperação ambiental focada em matas ciliares e nascentes, o projeto visa a implantar ações de manejo sustentável, bem como saneamento rural nas áreas.

Parque Saint’Hilaire: em parceria com a Prefeitura Municipal de Viamão e a Universidade Unisinos, a Corsan participou do projeto Elaboração do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Saint’Hilaire. O projeto consistiu no diagnóstico e na análise geral do parque, retratando seu atual estado, carências e necessidades, permitindo a definição de estratégias para minimizar riscos e conflitos, existentes ou potenciais.

Gestão de resíduos sólidos: no aspecto legal, os Planos de Gestão de Resíduos Sólidos – PGRS objetivam atender à Política de Sustentabilidade Socioambiental da Corsan, à Política Nacional de Resíduos Sólidos e à Política Estatual de Resíduos Sólidos. No entanto, a finalidade dos programas é bem mais ampla na Companhia, considerando que a cultura da sustentabilidade deve ancorar-se em instrumentos que materializem intenções em ações efetivas. Nesse sentido, o ano de 2020 foi profícuo, com a elaboração de 72 PGRS de Sistemas de Abastecimento de Água e de Sistemas de Esgotamento Sanitário, abrangendo municípios de todas as Regionais. A Corsan realizou a destinação correta de 40% do resíduo lodo gerado.