1. Estabilidade e previsibilidade
Prestamos um serviço básico essencial e atuamos em um setor monopolista regulado, o que permite grande previsibilidade de demanda e receita. Soma-se a isso uma base de clientes pulverizada, majoritariamente residencial e com baixo índice de inadimplência.
Da perspectiva regulatória, nossa carteira de contratos se destaca pela diversificação e pelo longo prazo de duração, com vencimento médio ponderado superior a 35 anos. A dependência de municípios individuais também é relativamente baixa. Tomados em conjunto, nossos 10 maiores contratos se limitaram a 32,2% do faturamento da Companhia em 2023, o que limita o impacto financeiro na hipótese de rompimentos contratuais.
2. Regulação alinhada às melhores práticas
A Corsan vem promovendo ajustes contratuais que já alcançam 85% da receita da Companhia e que incluem, entre outras previsões, o reajuste anual ordinário das tarifas pela inflação medida pelo IPCA e a inclusão de metas de universalização, qualidade de serviço e redução de perdas de água que colocam esses contratos em regularidade com o Novo Marco do Saneamento (Lei 14.026/2020).
Leia mais sobre regulação aqui.
3. Potencial de crescimento
Há boas razões para se projetar um crescimento de receita sustentável a longo prazo. Isso porque a expansão da rede e dos serviços de tratamento de esgoto, nosso grande objetivo para a próxima década, tem impacto positivo direto na receita da Corsan.
Com seis décadas de expertise em saneamento, estamos prontos para executar um plano audacioso de investimentos e realizar as metas de universalização dos serviços, de forma a cumprir com o Novo Marco Legal do Saneamento e criar valor para o negócio.
4. Contribuições para o desenvolvimento sustentável
As atividades da Corsan contribuem diretamente para o ODS 6 (Água Potável e Saneamento), e indiretamente para os demais 16 objetivos – desde Saúde e Bem-Estar (ODS 3) até Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12), passando pela Redução das Desigualdades (ODS 10). Nosso principal objetivo até 2033 será universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto, o que nos permitirá retornar ao meio-ambiente uma água de qualidade superior àquela que captamos diretamente dos mananciais.
No contexto de transformações que atravessamos, temos sido reconhecidos por nossa contribuição para a agenda ESG, e pela inserção nos mercados de títulos sustentáveis, verdes e azuis.
5. Finanças robustas
Em 2024, a S&P Global afirmou o rating “AA+(bra)” tanto para a Corsan como para a sua sexta emissão de debêntures quirografárias. A perspectiva do rating corporativo é “estável”. Em seu relatório, a S&P ressalta o baixo risco de negócios do setor de saneamento básico, com demanda resiliente. Também aponta que a Corsan mantém relevante posição nos municípios onde opera, em sua maioria sob contratos de longo prazo, o que assegura geração operacional de caixa recorrente.